domingo, 19 de dezembro de 2010

147 com motor de Tipo


Aproximadamente 900kg, com motor do Tipo totalmente mexido e um dono com muita disposição para acelerar, esse Fiat de 1977 está mais para bólido italiano do que para oferta de feira e tem uma preparação hipercaprichada.

Tudo começou quando seu dono Fábio, de 22 anos, ainda criança assistia às corridas de Ayrton Senna e decidiu que queria fazer parte de algo relacionado a velocidade e veneno. Com o tempo ele se tornou técnico em injeção eletrônica de motores e passou a fazer suas próprias preparações. (Até uma CG de 30 hp o cara fez). Em 2005 comprou o carro já com intenção de deixá-lo mais forte porém com aparência original. A primeira etapa da preparação durou dois anos e como projetos como esse quase nunca terminam, o Tomate, mesmo depois de 22.000 reais em investimentos, ainda não está pronto.

Fábio ainda quer colocar um Ice cooler para melhorar o sistema de arrefecimento do bólido travestido de "clássico popular" e assim conseguir ainda mais potência do 1.6.

O motor, a alma do tomate

Vamos então ao que interessa, a começar pelo motor. Esse foi trocado por um Sevel Argentino de 1580cc, igual ao do Tipo, pois o original de 1977 já estava bem baleado. O coletor também é do Tipo Mpi. Originalmente esse motor gera 92hp, que já são o suficiente para dar trabalho a carros maiores e mais potentes, mas também, bem mais pesados.

Como em casa de ferreiro o espeto quase sempre é de pau a primeira coisa feita foi a adoção de uma turbina 0.5 que chega a gerar espantosos 3,5kg e pistões forjados 86.33 da Iapel. Depois a injeção eletrônica foi retrabalhada e ganhou um sistema da Rolemotors com 8 bicos trabalhados especialmente para o Tomate. O módulo é um FS 7a12 e o dosador é da linha HPI. Falando em linha, a pressão na linha de combustível fornecida pelas 4 bombas da Boch do gol GTI fica entre 2 e 7 bar.

FONTE:http://www.revistaveneno.com.br/news.php?cat=Carros&id=86

Um comentário:

  1. NAÕ TEM COMO COLOCAR UM MOTOR TIPO OU ARGENTINO NO FIAT 147.
    GETULIO ... PATOS DE MINAS.
    getuliopublicidade@hotmail.com

    ResponderExcluir